O QUE É O APLICATIVO SocialUP?

SocialUP é um aplicativo de realidade virtual (3D), que expõe o paciente a situações mais temidas do quotidiano.

A aplicação da realidade virtual no tratamento da fobia social, permite que o paciente interaja com personagens reais simulando a realidade.

Realidade_vistual_imagem

VANTAGENS

Com o SocialUP, o paciente é imerso em um ambiente controlado de imagens virtuais em 3D. Nessa condição, interage com esse ambiente computadorizado em tempo real, aprendendo a se envolver com aquela realidade, sem se apavorar.

Para o paciente de Fobia Social, o tratamento com a ajuda da Realidade Virtual alcança melhor resultado (redução média da ansiedade de 72,5% após a exposição do paciente às cenas) que o obtido com os métodos tradicionais de exposição ao vivo, pois os cenários propostos propiciam imersão de forma mais controlada e repetida.

Para o profissional, o SocialUP oferece grande flexibilidade, com a possibilidade de utilização dentro do consultório, respeitando a privacidade do paciente.

O SocialUP disponibiliza banco de dados com: dados demográficos, Escala de Liebowitz (principal escala de avaliação para a ansiedade social) e Unidades Subjetivas de Desconforto (USD). Além disso, os resultados e o histórico podem ser acessados em qualquer lugar do mundo.

RESULTADOS

O Estudo* realizado no Programa Ansiedade (AMBAN) do IPq – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), com 21 participantes com Fobia Social, observou-se uma redução média da ansiedade de 72,5% após a exposição do paciente às cenas.

*ESTUDO

Gebara CM, Barros Neto TP, Gersheinstein L, Lotufo Neto F. Exposure Software Using Three-Dimensional Images for the Treatment of Social Phobia. Rev Bras Psiquiatria, 2016; 38:24-29 2016; 38:24-29
Resultados SocialUp

N° DE SESSÕES

O tratamento médio com o aplicativo SocialUP demanda até 12 sessões.

TEMPO

O tempo médio exposição de cada sessão com o aplicativo SocialUP é de apenas 21,29 minutos para chegar à habituação.

0
Anos de experiência
0
Pacientes tratados
0
Horas de pesquisa

Experiência dos idealizadores do aplicativo SocialUP com fobia social

SIMPLES DE UTILIZAÇÃO

O sistema funciona em tablets, notebooks, computadores fixos e smartphones.

O SocialUP depende de 2 componentes:

  • Para o paciente, um smartphone acoplado em óculos de realidade virtual (cardbox) para visualização das imagens em 3D.
  • Para o terapeuta, um computador fixo ou tablet ou notebook ou smartphone para o controle das imagens.

UTILIZAÇÃO

TERAPEUTA

Declaro que sou psicólogo ou psiquiatra registrado

PACIENTE